Se você ainda não conhece a importância da literatura lésbica, pensei em quatro motivos que fazem ela ser essencial na minha vida!
1. Imagine histórias com personagens que se parecem com você? Mesmo essas personagens sendo pessoas diferentes de você (como, por exemplo, na profissão, na idade, morando em outra cidade ou tendo uma realidade diferente da sua), elas sabem o que é ser uma mulher que se apaixona por outra mulher!
2. E, falando em se apaixonar... Se eu for falar da quantidade de personagens que podem gerar uma intensa paixão platônica, esse texto não vai terminar nunca. Mas imagina só: aquela personagem principal que é uma super-mulher, maravilhosa, forte, e é lesbica! É claro que eu coleciono inúmeras paixões nos livros da minha estante.
3. A literatura lésbica me mostrou que era possível viver uma vida plena fora do armário. A primeira vez que entrei em contato com mulheres assumidamente lésbicas e realizadas foi na literatura lésbica. E, por mais que você não esteja preparada para se assumir agora, é possível você se estruturar e encontrar forças para poder, um dia, viver a sua vida como você quiser!
4. A literatura lésbica vai te mostrar que não, você não está sozinha. Mais pessoas se sentem como você (por mais que você ache que você é a única com uma tendência gigantesca a se apaixonar por uma pessoa que mora em outro estado ou que você é a unica a querer se mudar pra casa dela no comecinho da relação).
E você, que já conhece e ama literatura lésbica? Quais motivos você acrescentaria à nossa lista?
O meu motivo de amar a literatura lésbica é poder ter ótimas referências literárias. Também o acesso às escritoras, porque a maioria delas me permite trocar e-mails e até poder conversar por redes sociais normalmente, estreitando os vínculos e até fazendo novas amizades.
Essa questão de ter acesso às autoras é muito importante né?
Muito importante Manuela. Porque os escritores famosos, e às vezes nem tanto, ou só por terem sido lançados pelas grandes editoras, ou nem tão famosas; são inacessíveis, acho que eles pensam que são deuses. Eu ja tentei entrar em contato inúmeras vezes com vários deles e nunca obtive resposta!!
Independente do contexto, falou que é literatura lésbica já me chama atenção rs
*Acho legal quando de fato a realidade é dita através da literatura lésbica, não que não valorize o lúdico, mas amor e desamor pra mim têm o mesmo peso, então nada mais justo e isso faz toda diferença.
*Detalhes… não têm sensação melhor poder imaginar o que leio e a literatura lésbica têm essa pegada dos mínimos detalhes.
*É muito legal quando leio algo do tipo:
“ No carro de Francisca tocava Andrea Bocelli” e “ Joana amava ler a coluna da jornalista Ruth Manus” faz o leitor querer conhecer os gostos das personagens, pra mim funciona como uma espécie de indicação, porque certamente vou querer conhecer, então acaba ampliando sua leitura, ultrapassa as entrelinhas do livro.
É também uma forma de ler o que de repente já vivi, o que vivo ou quem sabe o que vou viver em algum momento!
Ah e fora que você pode trocar ideias com pessoas que compartilham do mesmo gosto que o seu e essa comunidade é um exemplo muito bacana, eu gosto! rs